A Casa da Mulher Brasileira é uma ação do Programa Mulher Viver sem Violência e representa um avanço fundamental nas políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. Regida pelas Diretrizes Nacionais e pelo Protocolo de Atendimento elaborados pelo Ministério das Mulheres, sua relevância se manifesta por diversos aspectos:
Atendimento integrado e humanizado: reúne em um mesmo espaço serviços essenciais como acolhimento, triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, juizado, promotoria, defensoria pública, além de espaços para cuidado de crianças, alojamento de passagem e promoção da autonomia econômica.
Acesso facilitado e universal: o atendimento não depende só de encaminhamento prévio. A mulher em situação de violência pode procurar a Casa diretamente. Isso reduz barreiras que muitas vezes impedem ou atrasam denúncias ou busca de ajuda. Seu funcionamento é 24 horas.
Proporcionar um atendimento integrado para as mulheres no mesmo espaço diminuindo a revitimização ao centralizar diferentes serviços que permitem que o processo de denúncia, acolhimento e acesso à justiça seja mais ágil, seguro e respeitoso, evitando que a mulher tenha que repetir seu relato em muitos lugares. O atendimento também segue protocolos de avaliação de risco.
Contribui para rompimento do Ciclo da Violência por meio ações que promovem o empoderamento das mulheres e autonomia: além de garantir proteção imediata, as Casas oferecem suporte para reconstrução da vida das mulheres com serviços voltados à autonomia econômica e social, essenciais para superar dependências e vulnerabilidades.
SERVIÇOS
Acolhimento e triagem, o atendimento inicial para escuta qualificada e encaminhamento aos serviços necessários.
Apoio psicossocial, atendimento psicológico e social para auxiliar no enfrentamento da violência.
Delegacia Especializada, registro de ocorrências, solicitação de medidas protetivas e investigações.
Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, julgamento de casos de violência doméstica.
Ministério Público, defesa dos direitos das mulheres e acompanhamento dos processos judiciais.
Defensoria Pública, assistência jurídica gratuita para garantir acesso à justiça.
Promoção da autonomia econômica, programas de capacitação profissional e incentivo à independência financeira.
Alojamento de passagem, abrigo temporário para mulheres em situação de risco imediato.
Central de transportes, serviço de deslocamento para facilitar o acesso aos órgãos da rede de proteção
UNIDADES
Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua
Endereço: Avenida Cláudio Sanders, 28, Centro, Ananindeua - PA, 67000-000 . O acesso pode ser feito pela Rua Quinta das Carmitas, ao lado do Parque Cultural Vila Maguary.
PRÓXIMAS UNIDADES
Casa da Mulher Brasileira de Belém
Casa da Mulher Brasileira de Marabá