A Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), em sua missão institucional, atua em diversas áreas para a prevenção, enfrentamento e a mitigação da violência baseada em gênero, reconhecendo que a educação é um dos pilares essenciais para o sucesso dessa jornada.
Objetivando promover a conscientização sobre os impactos da violência de gênero, estimular o desenvolvimento de masculinidades positivas e promover educação para direitos via Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), iniciou no ano de 2024 a jornada “Educação para Proteção: Maria da Penha nas Escolas do Pará”, projeto educativo com o intuito de potencializar o protagonismo juvenil, fomentar mudanças de comportamento que reverberem no desenvolvimento de uma Cultura de Paz, equânime dentro e fora do ambiente escolar.
A implementação deste projeto se efetiva por meio da equipe técnica da SEMU, de forma articulada com a equipe técnica da SEDUC, efetivando ações em escolas e nas Usinas da Paz, com foco em adolescentes e jovens estudantes da rede pública de Ensino do estado do Pará.
O projeto tem o intuito de corroborar para a construção de saberes por meio de um processo ensino aprendizagem ativo, com exercício de escuta acolhedora que valorize o diálogo entre os participantes. A ação educativa possui caráter informativo e formativo e se efetiva com a utilização de metodologias ativas, com estratégia didática orientada para organização de oficinas em grupos, dinâmicas, rodas de conversa, palestras, vídeos, músicas, jogos online educativos entre outros.
São três os eixos norteadores: O Enfoque Transformador de Gênero/Mudança de Comportamento, Protagonismo Juvenil e Inovação Tecnológica. A conjugação de tais recursos visa tornar o aprendizado mais imersivo e envolvente, e a dinâmica da ação pretende estimular o engajamento do público prioritário, bem como influenciar toda comunidade escolar (professores, funcionários, familiares, responsáveis).