
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU) e a Inovare Soluções em Saúde, por meio do Projeto Aurora Care.
A Casa da Mulher Brasileira de Ananindeua recebeu nesta segunda-feira, 15 de julho de 2025, uma ação de saúde voltada para avaliação mamária com tecnologia de termografia, promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU) em parceria com a Inovare Soluções em Saúde, por meio do Projeto Aurora Care.
A atividade beneficiou mais de 60 mulheres assistidas pela rede psicossocial da Casa, oferecendo triagem, atendimento médico e exames gratuitos, com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo a coordenadora da Fundação Para a Paz, Rosa Paz, a ação teve como público mulheres previamente inscritas, que participaram de um momento de acolhimento com psicólogas e assistentes sociais:
“Elas receberam informações sobre violência doméstica, canais de denúncia e os serviços oferecidos na Casa da Mulher Brasileira. Depois passaram pela triagem da equipe da Inovare, fizeram o exame e, caso haja alguma alteração, são encaminhadas para o serviço especializado.”

A médica Patrícia Carvalho, da Inovare, detalhou a tecnologia empregada:
“A gente utiliza a termografia, que por meio da diferença de temperatura detecta possíveis lesões suspeitas de malignidade. Atendemos 60 mulheres só pela manhã, com dois casos encaminhados para mamografia.”

Mulheres atendidas na ação compartilharam relatos que demonstram a importância da iniciativa.
ELB, participante da ação, destacou o acesso proporcionado pelo serviço:
“Muitas mulheres não têm oportunidade de fazer esse exame. Agora o governo está olhando pra todas. Isso fortalece a gente, porque nós mulheres somos fortes, mas também precisamos nos cuidar.”
JSS, de 65 anos, reforçou a qualidade do atendimento:
“Eu amei. Melhorou muito pra mim. Sempre sou muito bem atendida aqui.”
LN acompanhou a mãe e também realizou o exame pela primeira vez:
“Apesar de ser um exame que deixa a gente um pouco tensa, me senti muito à vontade. O atendimento foi humanizado e extremamente profissional. Quando a médica diz que está tudo ok, a gente sai aliviada. Hoje volto pra casa mais leve.”
LC, de 49 anos, já assistida pela Casa, falou sobre o impacto da ação:
“Fui convidada pra fazer o exame de termografia e nem sabia que existia esse tipo de tecnologia. Tenho histórico de câncer na família, então pra mim foi essencial. O atendimento foi excelente, só tenho elogios.”
A ação integra as estratégias da Secretaria de Estado das Mulheres para ampliar o acesso à saúde, prevenção e bem-estar das paraenses, com o uso de tecnologias inovadoras, escuta qualificada e parcerias que fortalecem as políticas públicas voltadas para as mulheres.