Pular para o conteúdo principal
Notícia

Governo do Pará promove 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Enviado por luiz.edgar em

Encontro, em Belém, reunirá cerca de 500 participantes para debater igualdade, diversidade e fortalecimento das políticas públicas

Por Caroline Rocha (SECOM)
26/08/2025 21h37
 

Foto: Divulgação

 

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU) e em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), realiza nos dias 28 e 29 de agosto, em Belém, a 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que traz como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento acontecerá no Hotel Princesa Louçã e deve reunir aproximadamente 500 participantes de diversas regiões do estado.

 

Com foco no fortalecimento e na ampliação das políticas públicas para as mulheres, a conferência é resultado de um processo preparatório que contou com 43 etapas municipais e a participação de cerca de 7 mil mulheres. Além de consolidar propostas estratégicas, o encontro estadual terá papel decisivo na eleição das entidades da sociedade civil que integrarão o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no biênio 2026-2027 e na definição das representantes do Pará para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, convocada pelo Governo Federal.

 

Diversidade e representatividade

 

A programação reunirá representantes do poder público municipal, movimentos sociais e lideranças femininas de diferentes realidades. Estão confirmadas mulheres negras, quilombolas, indígenas, pescadoras, marisqueiras, ribeirinhas, parteiras, mulheres das florestas e de comunidades tradicionais, reforçando a pluralidade e o caráter democrático da conferência. A presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, também integra a programação.

 

Espaço de escuta e protagonismo

 

Para a secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, a expectativa é de um encontro histórico para o Pará.

 

“Este é um espaço de escuta, diálogo e participação social. A Conferência reafirma que as políticas para as mulheres no Pará são construídas com as próprias mulheres, respeitando suas diversidades e especificidades. É um momento de união e protagonismo, em que avançamos para ampliar conquistas e garantir que cada paraense tenha sua voz representada nas instâncias de decisão”, destacou.

 

Programação

 

No dia 28 de agosto (quinta-feira), a abertura será marcada pela palestra magna da Ministra Márcia Lopes, seguida de debates sobre justiça climática e equidade de gênero. A leitura do Regimento Interno será conduzida pela mesa diretora formada por representantes da SEMU e do CEDM. Em seguida, as participantes serão distribuídas em cinco grupos de trabalho, organizados a partir dos eixos da 5ª Conferência Nacional:

 

  • Política Municipal para as Mulheres;
  • Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres;
  • Políticas Públicas Temáticas;
  • Sociedade dos Cuidados. 

 

Justiça Climática e Equidade dos Direitos das Mulheres

 

No dia 29 de agosto (sexta-feira), a programação será dedicada ao processo eleitoral. Pela manhã, as entidades candidatas à composição do Conselho Estadual serão apresentadas, seguidas da votação. Em plenária, também serão discutidas as propostas construídas nos grupos de trabalho. À tarde, será anunciado o resultado das eleições das entidades e realizadas as votações para a escolha das representantes do Pará na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.